
Clarice Lispector foi uma das maiores escritoras de romances do Brasil. Naturalizada brasileira, Clarice Nasceu na Ucrânia em 1925. Foi jornalista e escritora, autora das maiores e importantes obras do século XX. Com a linguagem poética, inspirada em temas psicológicos, a romancista participou do Terceiro tempo Modernista, publicando o romance A Hora da Estrela, lançado em 1977.
Clarice Lispector morreu no ano da publicação de seu último livro (1977) e deixou um legado poético na literatura brasileira, além de deixar também pensamentos inovadores referente ao metafisico, psicológico, fluxo de consciência e outros mais que podem descrever a obra da autora.
Um pouco de suas obras
A seguir, conheça alguns de suas frases mais famosas.
- “Sim, minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem das grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite. ”
- “Já que se há de escrever… que ao menos não se esmaguem com palavras as entrelinhas. “
- “Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária. ”
- “ … estou procurando, estou procurando. Estou tentando entender. Tentando dar a alguém o que vivi e não sei a quem, mas não quero ficar com o que vivi. Não sei o que fazer do que vivi, tenho medo dessa desorganização profunda. “
- “…passava o resto do dia representando com obediência o papel de ser. “
Vinda com sua Família da Ucrânia, Clarice Lispector ficou órfã com apenas 9 anos e, logo depois ingressou em um dos melhores colégios de Pernambuco. Terminando o Ensino Médio, Clarice entra na Faculdade nacional de Direito, o que abriu portas para ser redatora na Agencia Nacional.
A partir de 1944 Clarice desenvolve obras fantásticas como:
- Perto do Coração Selvagem, romance;
- O Lustre, romance;
- A Cidade Sitiada, romance;
- Alguns Contos, contos;
- Laços de Família, contos.
Autora não somente de Romances, Clarice também escreveu Ensaios e Contos ao longo de sua carreira. Considerada uma das escritoras mais influentes da literatura nacional, foi também um grande nome para a Escola Literário, Modernismo. Desde o século XX, Clarice Lispector continua influenciando os leitores e escritores contemporâneos com suas maravilhosas obras.